sábado, 11 de dezembro de 2010

Cubismo, corpos nús e outros objetos













Paul Outerbridge
http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Outerbridge

Paul Outerbridge, Jr. (1896-1958) foi um artista americano conhecido pela utilização precoce e experimental da fotografia em cores. Fotógrafo de moda e comerciais, ainda na sua adolescência trabalhou como ilustrador e cenógrafo. Depois de um acidente que causou sua dispensa da Marinha canadense, em 1917, ele se alistou no Exército dos EUA, onde fez seus primeiros trabalhos de fotografia. Em 1921, Paul Outerbridge estava matriculado na escola Clarence H. White de fotografia, na Universidade de Columbia. Em um ano, seu trabalho começou a ser reproduzido na Vanity Fair e Vogue.
Em Londres, em 1925, o Royal Photographic Society convidou Paul Outerbridge para expor.Em Paris, tornou-se amigo de artistas surrealistas como Man Ray, Marcel Duchamp, e Berenice Abbott, conheceu e trabalhou com Edward Steichen e construiu o maior estúdio de fotografia equipado para publicidade da época. Suas fotos em cores eram produzidas por meio de um processo complexo, chamado carbo tricolor.
Os nús de Paul Outerbridge, em cores vivas e explorando fetiches, foram considerados muito indecentes, nessa época para encontrar uma vasta aceitação. O escândalo sobre a sua fotografia erótica levou Paul Outerbridge a aposentar-se como um fotógrafo comercial e se mudar para Hollywood em 1943. Apesar da controvérsia, Paul Outerbridge continuou a contribuir para as histórias em revistas e escrever sua coluna mensal. Em 1945, casou-se com a estilista Lois Weir. Ele morreu de câncer de pulmão em 1958. Um ano após sua morte, o Smithsonian Institution organizou uma exposição de fotografias de Paul Outerbridge. É considerado um dos mestres da fotografia do século XX.

Nenhum comentário: