terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tenentismo



Revolta paulista de 1924, parte do Movimento Tenentista
Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Não declaravam nenhuma ideologia, propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.

Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolução de 1924 e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes. O tenentismo preparou o caminho para a Revolução de 1930, que alterou definitivamente as estruturas de poder no país.
A Revolta Paulista de 1924, também chamada de ‘Revolução Esquecida’, “Revolução do Isidoro“, “Revolução de 1924” e de “Segundo 5 de julho“, foi a segunda revolta tenentista. Foi o maior conflito bélico já ocorrido na Cidade de São Paulo.Sob a chefia do general reformado Isidoro Lopes, contava com a opinião pública paulista, mas não conseguiu oferecer resistência às forças do governo. A revolução paulista repercutiu, entretanto, sob a forma de motins no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Amazonas e Sergipe. Ela é considerada o Segundo Levante Tenentista e foi um dos embriões da Coluna Prestes.
As fotos aqui publicadas são de autoria desconhecida.

Nenhum comentário: