sábado, 5 de fevereiro de 2011

Empatia








Sunset Park
Come Sunday





Numa das exposições da série “Come Sunday”, um colega perguntou a Thomas Roma como um homem branco com uma câmera e um flash pesado poderia fazer fotos tão íntimas de fiéis afro-americanos no Brooklyn."Como você fez isso? Como você se tornou invisível ? "Eu queria o cinto dele", respondeu Roma, ironizando. Depois continuou: "Esse não é exatamente o ponto. O ponto é que eu estava presente. Eu não estive invisível: isso foi o que as pessoas me permitiram ver”.
E a Roma foi permitido ver. Nas últimas três décadas, ele explorou intensamente imagens de instituições do seu Brooklyn natal, o que lhe rendeu o prêmio de poeta visual do bairro.Usando uma câmera de mão, Roma fez fotos em preto-e-branco duras e sensíveis ao mesmo tempo.
Mais conhecido pela série "Come Sunday", suas fotos mereceram do estudioso de questões africanas Henry Louis Gates Jr., a descrição de "um triunfo da empatia metafísica".*

*O cérebro humano é dotado da capacidade automática de empatia: quando é exposto ou imagina o sofrimento de outra pessoa. E se importa como se a dor alheia fosse sua. A empatia, portanto, é essa mimetização da reação do cérebro do outro. Assim, o sorriso do outro nos alegra e o seu sofrimento dói.

Thomas Roma

Nenhum comentário: