quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Percepção













Karl Blossfeldt

Os sentidos produzidos e apreendidos através da percepção estética resultam de processos psíquicos complexos, caracterizados por um intenso imbricamento dos aspectos afetivos, volitivos e cognitivos do sujeito. Teplov (1977, p. 132) aponta as várias atividades psíquicas que atuam conjuntamente na percepção estética: “ percepção da arte é um processo activo, que incorpora momentos motores (ritmo), experiência emocional, actividade imaginativa e ‘operações do pensamento’”.
 Mediação Pedagógica: Reflexões sobre o Olhar Estético em Contexto de Escolarização Formal

Na experiência estética, a conjunção entre sujeito e mundo efetiva-se a partir do que há de mais primordial no sujeito: a sua estrutura sensorial. Os cinco sentidos, que habitam o corpo do sujeito, se aliam para a apreensão estética e deflagram sua interação com o mundo. Esta interação ocorre no plano da pré-objetividade, segundo Husserl (1907), em uma região onde não há dicotomia entre o sensível e o inteligível, entre o físico e o psíquico, entre corpo e alma. [...]

4 comentários:

Mel disse...

Lindas fotos, olhar perito no que é belo! Adorei!!!

Nilza Prata Bellini disse...

Que bom vc estar aqui e ter gostado, Melania. Te espero sempre.

Elfi Kürten disse...

Maravilha, Nilza! seus post são maravilhosos, sempre uma inspiração e uma viagem pelo mundo da imagem. Amo!. bjs

Nilza Prata Bellini disse...

Elfi, obrigada. Sem rasgação de seda: seu blog traz uma das melhores edições sobre poetas e poesia das que tenho visto. Quem o visita sabe. Recomendo.
http://elfikurten.blogspot.com