domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fragilidade









Não escolho as pessoas propositadamente para as fotografar; tiro fotos diretamente da minha própria vida. Essas fotografias aparecem como relações pessoais, não como uma observação (...).
Muitas de minhas fotografias ficam desfocadas porque quando eu faço fotos não me importa onde está a luz ou como está a luz. Se eu quiser tirar uma foto, eu não me importo se não houver luz ou nenhuma luz. Às vezes eu uso muito  velocidade muito baixa no obturador e elas saem borradas, mas essa nunca foi uma intenção, como a de David Armstrong , que começou a fazer o que chamamos, ele e eu, de paisagens Fuzzy-wuzzy". Ele realmente fez isso, jogou intencionalmente a câmera fora de foco. Eu nunca fiz isso na minha vida.

Nan Goldin

A relação da imagem técnica com seu referente é analisada a partir de três modelos teóricos: espelho do real (discurso da mimese); transformação do real (discurso do código e da desconstrução); vestígio de um real (discurso do índice e da referência).
O modelo do índice é (...) central nas considerações de uma série de autores contemporâneos, interessados na análise da relação entre fotografia e práticas artísticas. (...) a fotografia é um índice pelo fato de ter sido feita e não simplesmente porque a luz foi registrada num trecho de película fotossensível. Também da ordem do índice é o ato fotográfico, “uma espécie de gesto performativo que aponta para um fato que acontece no mundo, como uma forma de designação que arrasta a realidade para o terreno da imagem”. Exemplos dessa concepção podem ser encontrados no uso testemunhal da fotografia por parte de nomes como Nan Goldin.
  
Fabris, Annateresa. Discutindo a imagem fotográfica. Texto capturado em 06/02/2010 de

Nenhum comentário: