domingo, 5 de setembro de 2010

Drawlio Joca e um olhar nordestino em São Paulo











Drawlio Joca trabalha profissionalmente como fotógrafo atuando nas áreas da fotografia publicitária, editorial, institucional, imagem corporativa, industrial, arquitetônica, moda, aérea, still e fotografia documental.
Além de sua atuação na área comercial da fotografia, em seu trabalho autoral, enquanto documentarista, desenvolve ensaios e projetos de documentação fotográfica, tendo como foco principal o ser humano. Como resultado, participou de exposições diversas e foi premiado em salões de artes plásticas. Publicou fotografias nas revistas Veja, Época, Isto É, Carta Capital, Runner´s World, Exame, PME, Você RH, Isto É Dinheiro, Crescer, Criativa, Quatro Rodas, Nova Escola, dentre outras. Publicou ainda nos livros fotográficos Mar de Luz, O Olhar de Cada Um e Ceará-Terra da Luz.
Paralelamente à sua atuação enquanto fotógrafo, desenvolveu também trabalhos na área de formação, ministrando oficinas em instituições diversas. Tem artigos sobre fotografia publicados em jornais. É ainda editor de fotografia da revista Farol e proprietário da empresa de fotografia Drawlio Joca Estúdio & Arte Fotográfica.
O ensaio fotográfico “A Cidade de São Paulo” é um trabalho autoral que versa sobre as identidades, confluências e contradições daquela que é a maior metrópole brasileira. O trabalho trata sobre questões diversas, que vão desde aspectos relacionados ao meio-ambiente, urbanismo e arquitetura, até os que dizem sobre o ser humano inserido neste meio, envolvendo cultura, comportamento, gestualidade, imaginário e cotidiano.
“A Cidade de São Paulo” é um ensaio fotográfico essencialmente documentarista e, portanto, se ocupa de registrar realidades que estão em constante processo de transformação e preservá-las enquanto documentos visuais e fontes de pesquisa iconográfica. A vertente documental do trabalho, entretanto, vai além da preocupação com a informação e propicia o desenvolvimento de um fazer fotográfico também estético dentro da práxis realista, aliando ao conteúdo a valorização dos aspectos formais. Para além do caráter documental, o ensaio por vezes passeia ainda por outras linguagens, inclusive experimentais.
O trabalho vem sendo realizado desde março de 2006 pelo fotógrafo cearense Drawlio Joca e continua em processo de desenvolvimento. Atualmente cerca de 10 mil fotografias integram o ensaio. Na interpretação do também fotógrafo, Celso Oliveira, o ensaio em questão é um “olhar nordestino sobre São Paulo”.
O desenvolvimento do trabalho já resultou em um primeiro produto finalizado: um Documentário Fotográfico sobre São Paulo com 18 minutos de duração. Os objetivos subsequentes são a publicação de um livro e a constituição de memória e acervos fotográficos.

Extraído do Facebook.

Nenhum comentário: