sábado, 11 de setembro de 2010

Prêmio Esso de Fotografia - 1976 a 1985

Em 1976, a menção honrosa foi para  Rubem Barbosa, com Brigadeiro Eduardo Gomes, publicada no Jornal do Brasil. “Considerado uma das maiores lideranças da Força Aérea Brasileira, o Brigadeiro-do-Ar Eduardo Gomes, que chegou a disputar a Presidência da Republica pela UDN - União Democrática Nacional, solitário e cercado por apenas algumas cadeiras, assiste a uma cerimônia promovida pela Aeronáutica, ao estilo do comportamento que o caracterizou: a simplicidade”.
Não consegui localizar a foto do prêmio principal, de Mário Nunes Nascimento, Cena De Selvageria, publicada no Diário do Paraná.
Em 1977, a foto de Ronaldo Theobald, com o título Roberto no Estádio Da Portuguesa e publicada no Jornal do Brasil, foi a premiada. “A ânsia de abraçar e tocar o ídolo, numa manifestação coletiva de solidariedade, leva dezenas de torcedores do Vasco da Gama a tentar acariciar o craque “Roberto Dinamite”, quando entrava em campo” .
Em 1979, o vencedor foi Jorge Araújo de Carvalho, com a foto Projeto da anistia é intocável, veiculada pela Folha de S. Paulo. “O projeto de anistia aos cassados políticos tomava corpo em todo o País. Em São Paulo, durante manifestação no centro da cidade, a pomba parecia avalizar o movimento, numa demonstração de paz”.
Em 1980,  Manoel Joaquim Martins Lourenço ganhou o prêmio com a foto Menores na Clínica de Congonhas, veiculada pela Folha de S. Paulo. “O tratamento dispensado aos menores internados na Clinica de Congonhas, em São Paulo, era o verdadeiro retrato do abandono que cercava os pacientes” .
Em 1981, o prêmio foi para Álvaro da Costa, com a foto No Fim, Fratura Exposta, publicada na Folha de S. Paulo. “Faltando 5 minutos para acabar o jogo na disputa da 1º rodada da Taça São Paulo de Juniors, no campo do Corinthians, o Flamengo ganhava de 2 a 0, quando o zagueiro do time paulista João Alves fraturou a perna numa entrada violenta do goleiro rubro-negro Paulo César.”.
Em 1982, a foto de Reginaldo Manente, Barcelona, 5 de Julho de 1982, publicada no Jornal da Tarde, levou o Esso de Fotografia. “O dia em que o Brasil perdeu para a Itália por 3 a 2, deixando escapar, na Espanha, o titulo de tetracampeão mundial de futebol, foi de tristeza nacional. O menino chorando era o retrato de 120 milhões de brasileiros, naquele instante”.
Em 1983, Luiz Morier, com a foto Todos Negros, publicada no Jornal do Brasil, foi a premiada. “Uma “batida” policial nas favelas cariocas possibilitou à Policia Militar a prisão de dezenas de suspeitos e o surgimento de um tipo de “algema” ainda desconhecido da população”.

Em 1984, o vencedor foi José Ribamar dos Prazeres, com a foto O Bárbaro Massacre, publicada no Diário do Pará. “Justiçado por populares, no interior do Pará, o acusado de seviciar crianças, depois de arrancado da delegacia policial e conduzido à praça pública, foi massacrado a golpes de pau e pedra”.

Em 1985, Luciano Andrade ganhou o Esso de Fotografia com a foto Fraude Em Votação, publicada no Jornal do Brasil. “A denúncia de que alguns parlamentares votavam por companheiros ausentes no Plenário foi constatada no momento que um deputado apertava, simultaneamente, dois botões do placar eletrônico”.

Não localizei a foto do prêmio Esso de 1978, de João Carlos Rangel, titulada Grave acidente na festa da cavalaria e publicada no Correio do Povo.

Um comentário:

jorge willian disse...

Só as fotos já são maravilhosas. Porém, quando sabemos de suas histórias, a mágia das imagens nos apaixonam ainda mais.