quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Premio Esso de Fotojornalismo, de 1966 a 1975

1966. Autor: Manoel Gomes da Costa, Título: Brasil no Golf Internacional, Veículo: Correio da Manhã. Uma tacada de muita beleza plástica mas de pouca eficiência no quadro da contagem dos pontos, pode não ter agradado ao jogador e a torcida. Entretanto, ofereceu um excelente flagrante.

1967. Autor: Antônio Andrade. Título: As Tragédias de Janeiro. Veículo: Fatos & Fotos.
A violência das chuvas transformou dezenas de ruas da cidade em verdadeiros rios. Arrastando casas, automóveis e pessoas. Algumas salvas com ajuda de cordas e muito esforço de voluntários e soldados. Era janeiro, no Rio.

1968. Autor: Gil Passarelli. Título: De repente, a violência. Veículo: Folha de S. Paulo. Mais uma vez, a violência assume o lugar da razão e do entendimento, levando um grupo de estudantes a agredir um colega em São Paulo.

1970. Autor: Darcy Trigo. Título: Herman Kahn. Veículo: Revista Veja. O futurólogo Herman Kahn, conhecido internacionalmente, havia feito prognósticos bastante sombrios para o Brasil. Foi perseguido por Darcy Trigo, durante vários dias, até ser flagrado na piscina do hotel onde se hospedara.

1971. Autor: Alberto Jacob. Título: O quase atropelamento. Veículo: Jornal do Brasil. A queda de uma religiosa no asfalto da pista de rolamento da Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, deu a Alberto Jacob a rara oportunidade de registrar um quase atropelamento.
1971. Hors Concurs. Autor: Hélio Augusto Ornellas.  Título: Pelé vibra como torcedor. Veículo: Jornal dos Sports. A seleção Brasileira perdia para a Iugoslávia. Era o último jogo de Pelé, que atuou somente no primeiro tempo, com a camisa que lhe deu o tricampeonato mundial. No momento do empate, no segundo tempo, sentado na tribuna de honra do Maracanã, ele salta no impulso da emoção do mais legítimo torcedor. Com ele, o então governador do Estado do Rio de Janeiro, Chagas Freitas, ergue os braços e grita também gol.

1972. Autor: José Santos. Título: Nilton Santos agride Armando Marques. Veículo: O Globo
O ex-zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol, Nilton Santos, insatisfeito com a atuação do árbitro Armando Marques, durante peleja entre Atlético Mineiro e o Botafogo, onde atuava como técnico, correu para a boca do túnel e marcou seu protesto.
1973. Autor: Vlademir Barbosa.Título: O drama que parou o centro de Recife.Veículo: Fatos & Fotos. A mulher ameaçava saltar do alto de um edifício, levando o filho ao colo. O centro da Cidade de Recife parou para assistir ao drama, enquanto policiais conseguiram arrebatar a criança e evitar o suicídio.
1974. Autor: Antônio Carlos Piccino. Título: Incêndio do Edifício Joelma.Veículo: O Globo.
O trágico incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, que motivou a morte de diversas pessoas, ficou eternizado na imagem de um dos mais impressionantes momentos do acidente.
1975. Autor: Domício Pinheiro.Título: Mirandinha quebra a perna.Veículo: O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Em São José do Rio Preto (SP), o América local vencia o São Paulo F. C. por 1 a 0. Mirandinha, procurando empatar o jogo, foi na bola disputada com Baldini e fraturou a perna.


Nenhum comentário: