quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Premio Esso de Fotojornalismo, de 1960 a 1965

Autor: Sérgio Jorge. Título: NÃO MATEM MEU CACHORRO. Veículo: Revista Manchete. A angústia do menino Fernando, ao tentar liberar seu cachorro, capturado durante campanha à raiva, no Rio de Janeiro, ultrapassou as fronteiras do Brasil, sensibilizando a imprensa inglesa, que, interessada no flagrante, adquiriu o direito de reprodução da foto no Sunday Times. Premio Esso de 1961


Revolta de Aragarças, movimento de 1959, coordenado por oficiais da Aeronáutica. O autor é Campanella Neto, mineiro de Pouso Alegre. Dizem alguns historiadores que a foto, de fato uma série, ajudou a abortar a rebelião que pretendia depor Juscelino Kubitschek. Premio Esso de 1960.


Autor: Erno Schneider. Título: QUAL O RUMO? Veículo: Jornal do Brasil. O ex-Presidente Jânio Quadros, que condecorara o ex-guerrilheiro cubano "Che Guevara" , ainda não havia definido a política externa do País e as dúvidas eram grandes quanto aos rumos a serem seguidos pela Nação. Premio Esso 1962.
Autor: Alberto Ferreira.Título: O rei se curva ante a dor que o Brasil todo sentiu. Veículo: Jornal do Brasil. Contundido na partida contra a Tchecoslováquia, “Pelé” não resiste à dor. Curva-se durante alguns momentos e abandona o gramado, no Chile, deixando a Seleção Brasileira sem o Rei. Premio Esso 1963.
Autor: Efraim Frajmund. Título: MORTE NO SENADO. Veículo: O Estado de S. Paulo. No Plenário do Senado, Arnon de Melo, do PDC - Partido Democrata Cristão - desferiu dois tiros em Silvestre Péricles de Góes Monteiro. Uma das balas atingiu José Cairala, suplente do Senador pedecista José Guiomar. Premio Esso, 1964.
Autor: Kaoru Higuchi. Título: Braços Abertos para o Novo Mundo. Veículo: Jornal do Brasil. O ex-Presidente da França, Charles de Gaulle, visita o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, no Rio de Janeiro. As crianças não respeitam o protocolo. Nem o policiamento. Esso de 1965.


O Prêmio Esso de Jornalismo é o mais tradicional prêmio de reconhecimento do trabalho dos profissionais da imprensa brasileira. Teve sua primeira edição em 1955, com o nome “Prêmio Esso de Reportagem”. Ao longo de mais de meio século, mais de 20 mil trabalhos jornalísticos foram inscritos e mais de 700 pessoas, premiadas. 

Um comentário:

SAIS E OP and others disse...

Olá! Sou professora, e hoje, participando de um seminário, conheci a história emocionante sobre a foto do menino e do cachorro...muito legal. Parabéns...se você permite, eu gostaria de postar no meu blog e no facebook...mais pessoas precisam conhecer essa história.
Rose Portilio