quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A moderna fotografia paulista, José Yalenti e o Foto Cine Clube Bandeirante





A fotografia moderna começa, entre nós, com a crítica do pictorialismo (reprodução de modelos da pintura clássica) e assume feição radicalmente contemporânea, urbana e cosmopolita, com gosto pela abstração e pelo experimentalismo a partir dos anos 1940. Os mais importantes fotógrafos desse período são Geraldo de Barros, Ademar Manarini, Gaspar Gasparian, Rubens Scavone e Thomaz Farkas.
A maior parte da conceituação da que seria a moderna fotografia brasileira nasceu com a crítica do pictorialismo (reprodução de modelos da pintura clássica) dentro do Foto Cine Clube Bandeirante, um dos mais antigos e importantes foto clubes brasileiros, fundado em 1939 em São Paulo. Foi responsável pela "Escola Paulista" de fotógrafos que mudaram os conceitos de composição, estilo, recortes, na fotografia vista até então. Publicou ainda um boletim informativo a partir de 1946, que ao decorrer do tempo foi mudando de nome e formato, até chegar a publicação da revista Foto-Cine Som na década de 70. (extinta no começo dos 80). Ativo até hoje, ministra cursos, workshops, faz passeios fotográficos, exposições, bate-papos e salões de fotografia, entre outras atividades. Possui acervo fotográfico, alem de uma biblioteca com livros desde a década de 1910. O clube organizou por anos o Salão Brasileiro de Arte Fotográfica, já organizou duas vezes a Bienal Brasileira de Fotografia entre clubes, e salões digitais como Web Art Photos e Tecnologia na Arte
José Yalenti é um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirantes. Considerado inovador pelo uso da luz e contra luz para evidenciar as formas geométricas produzindo efeitos abstratos, suas imagens constantemente transformam a realidade. Sua obra hoje integra as coleções da MASP-Pirelli (SP), da Tate Gallery (Londres) e do Miami Art Museum.

Nenhum comentário: