quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Revert Henrique Klumb, o fotógrafo oficial da família imperial

Petrópolis

1861


O alemão Revert Henrique Klumb chegou ao Brasil em 1852. Professor da princesa Isabel, Klumb se tornou o fotógrafo oficial da família imperial brasileira. Em 1865, instalou-se em Petrópolis, onde amadurece as experiências técnicas que lhe permitem colocar "efeitos especiais" nas fotos. É o provável introdutor da fotografia  estereoscópica no país, Klumb obteve o título de Photographo da Casa Imperial no Rio de Janeiro. Foi autor do livro de fotografias Doze Horas em Diligência. Guia do Viajante de Petrópolis a Juiz de Fora, o que tornou-o um dos pioneiros da edição de livros de fotografia no Brasil. (Wikipédia e outros)

Um comentário:

Anônimo disse...

Na segunda foto ve-se a casa de Mariano Ferreira Lage.(ao Alto) construtor da primeira estrada macadamizada da america latina. no predio baixo construido para receber a familia imperial por ocasião da inauguração da União e industria. O imperador Pedro II tornousa amigo de Mariano e esteve por varias vezes em sua casa.
na terceira foto ve-se Klumb sentado fazendo anotações, a beira da cascata do inferno no rio Paraibuna entre os estados de Minas gerais e Rio de janeiro (corte na época)infelizmente a cascata foi "devorada" por mais uma usina. (Simplicio)Restando apenas a parte superios da enorme rocha coberta de vegetação.